O Coletivo Marianas integra mulheres feministas, que produzem literatura e outras artes, desde 2014. Neste ano, ao completar seus dez anos de intensa atuação no cenário lítero-cultural curitibano, duas recentes conquistas incrementam a sua trajetória.
A primeira delas é a feitura do livro coletivo Marianas 10, que celebra justamente essa caminhada de uma década nas escritas, publicações e participações em eventos locais, estaduais e interestaduais.
A segunda novidade é a elevação do Coletivo Marianas a Ponto de Cultura, certificação pela qual terá mais e melhores oportunidades em termos de financiamentos públicos em suas atividades, sempre em prol das ações da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).
Para chegar a essa conquista, a partir de um edital da Fundação Cultural de Curitiba — dentro da referida PNCV —, primeiramente foi elaborado um projeto, de modo coletivo, cuja responsabilidade pela finalização da redação e do protocolo coube à integrante Francine Cruz. Esse documento, além de demonstrar todas as atividades historicamente desenvolvidas pelas Marianas nos últimos dez anos, também requereu a elaboração e a disponibilização pública de um portfólio de cada uma das participantes que assinaram a proposta.
Após um detido processo de avaliação, o projeto foi selecionado e, além de receber o certificado, foi igualmente contemplado com uma verba, a ser investida nas ações principais do coletivo, que são a impressão de livros coletivos das autoras e a criação de eventos nos quais o protagonismo das mulheres seja o objetivo principal. Nesse contexto, entre outros avanços, o coletivo já está em vias de tornar-se uma associação, com CNPJ próprio.
Assim, inaugura-se um novo patamar na história do Marianas, promissor em mais realizações de impacto na visibilização da produção literária autoral de mulheres.
Certificação do Coletivo Marianas como Ponto de Cultura
A certificação do Coletivo Marianas como Ponto de Cultura ocorreu no dia 30 de outubro de 2024 e pode ser verificada na imagem abaixo e neste link: http://culturaviva.gov.br/selos/sealrelation/36896/
Sobre a associação do Coletivo Marianas
Diretoria executiva
Presidente: Maria Lorenci
Vice-presidente: Elciana Goedert
Primeira secretária: Andréia Carvalho Gavita
Segunda secretária: Susan Blum
Primeira tesoureira: Adriana Tozzi
Segunda tesoureira: Francine Cruz
Conselho deliberativo
Titulares: Débora Bacchi, Jaqueline Balthazar Silva, Vanessa Porto
Suplentes: Vera Dittrich, Neysi Oliveira, Rita Delamari
Diretoria de eventos, comunicação e marketing
Coordenadora de eventos: Luana Bueno Cyríaco
Coordenadora de comunicação: Tânia d’Arc
Diretoria de inclusão e diversidade
Coordenadora de diversidade: Shirley Pinheiro
Coordenadora de inclusão: Lilian Miranda
Vice-coordenadora de inclusão: Nanci Reis
Diretoria de captação de parcerias
Coordenadora: Cida Varela
Advogada: Priscila Prado
Parte desta matéria foi originalmente elaborada por Gisela Maria Bester, escritora integrante do coletivo, e publicada na edição n. 21 do Jornal Farol da Poesia, p. 4, no dia 30 de outubro de 2024.
Comments